Monografias

Monografia de Especialização
Mari Cleise Sandalowski. A descontinuidade entre a letra legal dos códigos e estatutos para a infância e a adolescência e o estado violentador: uma abordagem de gênero.  2003. Monografia de Especialização. Orientador: Fátima Cristina Vieira Perurena.
Monografia de Graduação
Muriel Bulsing.  A Bruxaria Moderna: Conhecendo a Wicca e suas Representações e Relações de Gênero. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Jurema Gorski Brites. Texto em PDF.

Rebeca Bruno da Silva Seixas. Corpos Possíveis: Conformações Corporais e Estilos de Vida Propostos nas Revistas Men's Health e Women's Health. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges. Texto em PDF.
Marcia Regina Medeiros Veiga. Modelos Seniores: Corpo e Envelhecimento - Um Estudo Antropológico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges. Texto em PDF.
Sofia Rodrigues Lampert. Reeconfigurações identitárias no espaço virtual: Estartégias comunicativas GLBT no ORKUT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Jusiene Lauermann. Representações práticas em torno da loucura em um hospital psiquiátrico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges. Texto em PDF.
Cléa Cristiane Barros da Silva. Um estudo de revisão sobre as políticas públicas voltadas a prevenção de HIV/AIDS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Daniela Maria Brocco Orsato. "Amigas do Peito" compartilhando experiências e ressignificando o câncer de mama - um estudo etnográfico do grupo Renascer (HUSM). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Lori Silva. Aspectos antropológicos da reprodução humana assistida: a visão clínica e profissional em Santa Maria, RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Hélio Pereira Pinheiro. Aldeia Infantil SOS: um modelo familiar alternativo em Santa Maria, RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Andrieli Diniz Vizzoto. Tribos nas trilhas da cidadania: atuação de jovens agentes culturais em Santa Maria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Luther Vargas. É melhor Prevenis do que remediar? As Explicações   Causais dos Fenômenos de Saúde e Doença em um Grupo de Hipertensos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Rosangela Cavallin. A arte da Cura das Benzedeiras: um estudo antropológico do trabalho das benzedeiras em Santa Maria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Bruna Klein. Pra que fazer pré-natal? um estudo antropológico sobre a ausência de pré natal entre mulheres de classes populares em Santa Maria. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Everton Luis Pereira. AIDS é como Gripe: bobeou pegou? uma análise da percepção de vulnerabilidade ao HIV/AIDS entre dois grupos da cidade de Santa Maria. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Rojane Brum. Diversidades Culturais e Educação: questões e possibilidades na formação de professores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Vanessa Volpatto Hoffmann. Um estudo antropológico das representações sobre metrossexuais através das revistas VEJA, NOVA e VIP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Guilherme Rodrigues Passamani. Na Batida da Concha: um olhar antropológico sobre homossexualidade no interior do Rio Grande do Sul. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Bethânia Dias Zanatta. O corpo fazendo rir: um estudo antropológico sobre a construçaõ do corpo do ator - Clown na peça amor perfeito amor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Flávia Costa da Silva. Psico ativando rodas acadêmicas ... um estudo das reportagens sobre drogas e seus usos veiculadas em um jornal no município de Sta Maria. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.

Anderson Ubiratã Amaral dos Santos. Violência sexual contra crianças e adolescentes em Santa Maria. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Fátima Cristina Vieira Perurena.
Sérgio Dalsasso. Os motivos que levam a institucionalização do idoso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.

Aline Cristine Scotti Scherer. Paternagem e relações de gênero em Santa Maria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Fátima Cristina Vieira Perurena.
Jaqueline Trindade. Concepção de risco de contágio e de doença entre jovens do EJA, da escola municipal de primeiro grau, junto ao centro de atenção integral à criança Luizinho de Grandi. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Maiane B. Lewandowski. A influência dos padrões estéticos e sociais no que tange às representações corporais: uma análise a cerca de jovens mulheres de Santa Maria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Luci Terezinha Barcellos. Portadores de Necessidades Especiais: um olhar sobre as diferenças. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Nádia Meinerz. Do Sagrado Ao Profano; Um Estudo Antropológico Sobre Sexualidade com jovens Quadrangulares. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Sandra Regina Trindade da Costa. Enfrentando a Morte eGgerando a Vida: Um Estudo Antropológico Sobre Gestantes Sooipositivas no Hospital Universitário de Santa Maria. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Paula Zamberlam. Coragem no Peito: Um Estudo Antropológico sobre o Câncer de Mama no Grupo Renascer. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Fernanda Zanini. Dinheiro na Mão Calcinha no Chão: um estudo antropológico sobre a Prostituição em Santa Maria. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Elisabete de Oliveira Almeida. Um Estudo Antropológico das Representações Sociais sobre a Gravidez na Adolescência em Santa Maria. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Clarissa Dinon. Violência de gênero sob a ótica das denúncias da delegacia da mulher de Santa Maria. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Orientador: Fatima Cristina Vieira Perurena.
Gênero e participação política - O papel das mulheres envolvidas com o regime autoritário pós-64. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Fatima Cristina Vieira Perurena.
Identidade de gênero e a reprodução da maternação: uma apresentação da teoria de Nancy Chodorow. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Fatima Cristina Vieira Perurena.
Francis Moraes de Almeida. Eu e outras prisões: representação de si entre as mulheres encarceradas no Presídio Regional de Santa Maria. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Fatima Cristina Vieira Perurena.
Mari Cleise Sandalowski. Relações de violência contra crianças e adolescentes em Santa Maria: um estudo de gênero. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Fatima Cristina Vieira Perurena.
Lauren A. Bastos. Representações e Práticas sobre Saúde e Doença entre Líderes e Praticantes dos Centros Espíritas de Santa Maria. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.
Rodrigo Silva Jardim. Análise dos Paradigmas Platinos: Uma Interface entre A Antropologia e Arqueologia. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador: Zulmira Newlands Borges.

Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde - Departamento de Ciências Sociais - UFSM

Avenida Roraima, n.º 1000, Prédio 74, 2º andar, sala 2234, Camobi - Santa Maria - RS - CEP: 97105-900

Telefone: (55) 3220-9406 | E-mail: gepacsufsm@yahoo.com.br

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008