Projetos de Pesquisa


Construções sociais de masculinidades em Santa Maria: um estudo sobre as relações entre gênero e violência no trânsito
Neste Projeto de Pesquisa buscar-se-á um debate acerca de fenômeno complexo e multifacetado, a violência contemporânea. O mesmo terá como foco central a relação possível entre o fenômeno da violência no trânsito e as construções sociais de gênero, em específico as masculinidades. A delimitação do tema relaciona-se diretamente às hipóteses da pesquisa, partindo de uma realidade dada - a constatação de uma grande maioria de homens envolvidos em acidentes de trânsito - para uma racionalidade sociológica que intui a relevância das construções sociais de gênero para a compreensão desse fenômeno. Parte-se do problema social para o problema sociológico. Assim, nossa problematização diz respeito ao questionamento de até que ponto as construções sociais de gênero são relevantes, e determinantes, para a compreensão do fenômeno da violência no trânsito. Aprovado para o Edital de Apoio técnico do CNPq, processo nº 503831/2010-7.
Coordenação
Fátima Cristina Vieira Perurena
Integrantes
Mari Cleise Sandalowski
Gabriela Felten da Maia
Lucinéia Inês Weber
Natana Alvina Botezini
Rúbia Machado de Oliveira
Tássia da Rocha Walau
Vanessa Flores dos Santos
Vinícius Foletto Bevilaqua
Vitalinio Lannes Guedes
Produção de masculinidades e vulnerabilidades no envelhecimento
O presente trabalho visa a pensar como a produção de masculinidades podem revelar-se importantes para pensar questões de vulnerabilidade presente nos comportamentos sexuais dos homens velhos. O objetivo é investigar os processos culturais e pedagógicos de produção, manutenção e modificação das masculinidades, com especial ênfase para as relações entre masculinidade, corpo e sexualidade. O estudo será realizado com homens que frequentam diariamente um espaço público do centro da cidade como ambiente de lazer. Será um trabalho qualitativa, de cunho etnográfico.
Coordenação
Fátima Cristina Vieira Perurena
Integrantes
Gabriela Felten da Maia, Lige Mara Rauber Bortolotti, Eduardo Ramalho Towsend
A incidência da violência doméstica contra crianças nos bairros da cidade de Santa Maria-RS: um estudo sobre o perfil dos indiciados e vítimas
A violência doméstica contra as crianças constitui hoje um dos parâmetros de discussão apresentados pelos movimentos sociais e pela sociedade civil. Reconhecida há poucas décadas como um problema social no país, ela passa a ser investigada em suas diversas formas, seja física, sexual ou psicológica. Ao contrário da violência familiar, o conceito de violência doméstica é mais amplo, pois abrange não apenas os conflitos existentes entre membros consangüíneos, mas também os embates sociais vivenciados no âmago das relações interpessoais entre os indivíduos que possuem algum tipo de relação doméstica. Deste modo, ela engloba além do grupo familiar aquelas formas de violências praticadas por amigos, vizinhos e parentes afins (Saffioti, 2000). A importância do trabalho é subsidiar o debate público sobre esta forma de violência, bem como contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas para o controle do nível deste tipo de violência na área urbana.
Coordenação
Mari Cleise Sandalowski
Integrantes
Fátima Cristina Vieira Perurena
Gabriela Felten da Maia
Lucinéia Inês Weber
Vinícius Foletto Bevilaqua
Rúbia Machado de Oliveira
Tassia da Rocha Walau
Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha (Lei 11.340): um estudo sociológico sobre os casos de violência conjugal contra a mulher na cidade de Santa Maria
Este projeto visa a avaliar o impacto das mudanças implementadas pela Lei 11.340/2006 em sua aplicação aos casos de violência contra a mulher, especialmente aquelas sucedidas nas relações conjugais, no interior do Rio Grande do Sul, mais especificamente na cidade de Santa Maria, entre os anos de 2005 e 2009, congregando uma indagação paralela acerca deste impacto na Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher e sobre as estratégias elaboradas por estas mulheres na busca da resolução destes conflitos.
Coordenação
Mari Cleise Sandalowski
Integrantes
Fátima Cristina Vieira Perurena
Gabriela Felten da Maia
Lucinéia Inês Weber
Vinícius Foletto Bevilaqua
Rúbia Machado de Oliveira
Tassia da Rocha Walau
História política e serviço domestico: trajetória de militância
Este projeto se insere em outro (BRITES, 2009), mais amplo, sobre as formas de participação política, significados de cidadania construídos na trajetória de militância das lideranças que construíram o movimento sindical das servidoras domésticas no país, e as distâncias e continuidades das novas gerações de militantes. A importância deste projeto consiste na compreensão de lógicas políticas geralmente desconsideradas pelo imaginário analítico iluminista.
Coordenação
Jurema Brites
Integrantes
Daniela Romcy
Vanessa Flores dos Santos

Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde - Departamento de Ciências Sociais - UFSM

Avenida Roraima, n.º 1000, Prédio 74, 2º andar, sala 2234, Camobi - Santa Maria - RS - CEP: 97105-900

Telefone: (55) 3220-9406 | E-mail: gepacsufsm@yahoo.com.br

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008